A psicologia tem como foco de trabalho os estados mentais e o comportamento, realizando o trabalho de acolhimento das demandas emocionais e estruturação de estratégias terapêuticas para auxiliar as crianças, adolescentes e suas famílias no enfrentamento de suas problemáticas.
Focada no paciente e com objetivos específicos, a psicoterapia parte do pressuposto que fatores biológicos, genéticos, interpessoais e ambientais se influenciam reciprocamente – respondendo por muitas das desordens emocionais e comportamentais apresentadas.
Seguimos o respaldo técnico científico da Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), que visa analisar a cognição (pensamentos e sentimentos) e o comportamento, bem como a relação com o ambiente, objetivando o autoconhecimento e reestruturação de crenças disfuncionais, favorecendo autorregulação dos recursos emocionais e assim, melhor enfrentamento e solução dos problemas.
A TCC é uma das abordagens mais difundidas no meio da neurociência devido a evidências que mostram que a intervenção pode modificar padrões de funcionamento neural, contribuindo para alterações efetivas e benéficas ao longo da vida – justamente pelo seu caráter educativo.